4.5.09

Já há algum tempo li que a média de leitura dos brasileiros é de 1 livro por ano. É como se só tivessemos tempo para ler durante o inverno, já que saimos menos de casa.

Nosso histórico literário não é dos melhores e isso é um fato. Lembro-me do tempo da escola, em que era obrigada apenas a ler 1 livro por ano letivo. Sim, UM. Enquanto isso, as fichas de matemática e física lotavam a minha pasta. Talvez por isso tenha me voltado para literatura e criado repulsa aos conteúdos que envolvem questões exatas.


Outra coisa interessante que percebi outro dia foi como algumas pessoas ainda acreditam ser obrigatório ler Machado de Assis, José de Alencar, Marcel Proust ou Gustave Flaubert. Admito, não li muitos clássicos brasileiros ou mundiais e nem por isso parei de ler. Tenho o hábito desde criança, desde os tempos da Turma da Mônica.

Se a sociedade passa a dizer para algumas pessoas que elas são menos cultas porque não leram Oscar Wilde, há algo de errado! Não são apenas palavras difíceis e uma narrativa complexa que enobrece o homem, mas o seu desejo e fome pelos textos.


nos embalos de: 'mil pasos' - soha

3 comentários:

M. disse...

thank you for that.

PMF, making me read since 1998.

love you.

Puxa-saco disse...

Concordo.

Só o prazer de ler que transforma os hábitos. E só esse mesmo prazer que me faz acompanhar esse blog

=] disse...

já ouvi essa reclamação antes...hehe
Concordo em genero, número e grau.
=]